Cartilha: Grito Verde

Tutorial básico para implementação de ações socioambientais no Grito Rock Mundo 2014

Apresentação

Esta cartilha foi elaborada por agentes do Nós Ambiente, que é uma das frentes  do Fora do Eixo. Busca promover valores socioambientais para um planeta mais equilibrado.

Os espaços destinados as ocupações coletivas precisam ser tratados de forma sustentável, buscando amenizar os impactos ambientais gerados pela produção do festival.

Nesta cartilha você encontrará campanhas para tornar seu Grito Rock 2014 ecologicamente sustentável.

Mapeando os parceiros

Ações ambientais ganham bastante visibilidade tanto local como nacionalmente quando envolvidas em eventos como o Grito Rock.

É preciso entender as demandas locais para promover ações de relevância e inclusão social. Procure utilizar soluções criativas para superar as demandas e desafios.

Busque conhecer e mapear quem são os agentes da sua região que desenvolvem ações socioambientais (Escoteiros, ongs, coletivos, etc…). Essas parcerias ajudam na promoção e fortalecimento das atividades já desenvolvidas, bem como na difusão de novas ideias.

Nosso ambiente é um só, e ele depende muito de nós!

Gestão de resíduos

A gestão do resíduos é essencial para realizar um festival com menor impacto e maior consciência socioambiental, para isso é importante realizar um levantamento de quais serão os resíduos gerados. Exemplos destes o os materiais relacionados ao bar e cozinha como pratos, copos descartáveis e restos orgânicos, materiais de divulgação flyers e cartazes.

Os eventos em geral, por receberem grande número de pessoas de diversas classes sociais e idade, se tornam vitrines para mostrar que é possível fazer um gerenciamento adequado dos resíduos e também uma ótima oportunidade de mostrar que cada um deve ter responsabilidade sobre todo material que consome e descarta.

O gerenciamento dos resíduos compreende a separação, armazenamento temporário, e destinação final. A gestão pode ser compartilhada , buscando fazê-la junto a cooperativas de catadores, associações ou instituições que podem receber o material gerado.

Pense na minimização e reutilização de todos os materiais utilizados no evento, como ingressos, banners e fichas de bar, diminuindo a geração de resíduos, além de tornar uma alternativa econômica para os eventos subsequentes.

Sub-Campanhas

Ame seu copo

Para aderir a campanha, vincule em todo seu material de divulgação do Grito Rock a hashtag #ameseucopo para que o público possa conhecer a campanha e curtir o festival sem gerar nenhum resíduo.

Além da campanha, é essencial disponibilizar copos a preços populares para vender durante o festival e não utilizar os descartáveis.

Adquira seus copos no site e faça um plano que melhor se encaixe ao seu evento:

http://www.meucopoeco.com.br/

Nosso ambiente é um só, e ele depende muito de nós!

Plante Arvores

Para aderir a campanha, vincule em todo seu material de divulgação do Grito Rock a hashtag #plantearvores e ajude o Grito Rock, os animais, as pessoas e todo o planeta a terem uma vida mais saudável e equilibrada.

Busque parcerias com ongs, escoteiros e policia ambiental de seu município para realização do plantio de mudas.

Arvores contribuem no ciclo da água, amenizam o clima, diminuem a reflexão da radiação solar e são importantes também pelo seu efeito sobre o regime dos ventos, na economia de energia, na captação de partículas de gases poluentes, na conservação da biodiversidade, por sua atuação nos aspectos sensoriais e estéticos, na saúde física e mental e também por atenderem as necessidades lúdicas, de recreação e lazer.

Participe!

Bituqueiras

Para aderir a campanha, vincule em todo seu material de divulgação do Grito Rock a hashtag #useasbituqueiras e evite que bitucas de cigarro se espalhem nas áreas do seu evento e que futuramente acabem nas bocas de lobo e rios.

A soma de todas as bitucas fumadas ao dia resultam num total de 4.900 toneladas geradas em 24h. Tanto lixo equivale a 490 caminhões com 10 toneladas de bitucas cada um. Boa parte do público dos festivais é fumante, por causa disso a importância de aderir a campanha.

As Bituqueiras são uma nova maneira de evitar que as bitucas de cigarros acabem nos rios e a consequência de sua contaminação na torneira das pessoas que não recebem tratamento de água.

Existem alguns tipos, veja:

http://img.bomnegocio.com/images/90/9091517240.jpg

http://www.italix.com.br/home/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_2_BT5001.jpg

Participe!

Rolezinho alternativo

Para aderir a campanha, vincule em todo seu material de divulgação do Grito Rock a hashtag #rolezinhoalternativo para maior visibilidade da campanha.

O uso de veículos alternativos no século XXI, surge como uma das soluções para o congestionamento das vias públicas e poluição urbana. Faça parceria com os movimentos de ciclistas, skatistas etc, a fim de agregar mais pessoas ao seu evento.

Incentive o público a chegar ao Grito Rock por meio dos veículos alternativos, como a bicicleta, o skate, o roller, o patinete ou através do transporte público ou pelas caronas solidárias. Não esqueça de pensar nos bicicletarios, esses podem ser de pallets, de pneus ou podem ser conseguidos através de parceria. Pense também em locais para guardar os skates, os rollers e os patinetes.

Use as hashtags #vamosdeskate, #vamosdebike, #vamosderoller, #vamosdepatinete para incentivo dos veículos alternativos, #vamosjuntos para carona solidária e transporte coletivo.

Alimente seu grito.

Para aderir a campanha, vincule em todo seu material de divulgação do Grito Rock a hashtag #alimenteseugrito.

Pode ser uma forma interessante de despertar o público para  a questão do consumo consciente. Além disso, é um bom espaço para conseguir doações para instituições, escolas, fundações, ongs, cooperativas ou parceiros que estejam precisando de algum item indispensável (alimento, roupa, agua).

A campanha normalmente agrada ao público, podem ser pensadas estratégias de meia entrada através da troca de itens.

Essa campanha, abordada de forma criativa pela comunicação do evento, nas peças de divulgação de midia , gera bons resultados na hora de atrair o público.

Feira EcoSOL

Para aderir a campanha, vincule em todo seu material de divulgação do Grito Rock a hashtag #feiraecosol.

Sejam Mercado das Pulgas, Feiras da Barganha, ou Mercado dos Grilos. Estas são oportunidades para o intercâmbio de materiais e aquisição de bens, sem a necessidade de moeda como moderador da troca. Na feira todo valor atribuído aos pertences é subjetivo e está sujeito a transformações.

Existem muitos brechós, expositores e organizações de economia solidária que podem se conectar e colocar em prática a ideia com você! Mapeie em seu território, quem são as pessoas que desenvolvem ou cultivam produtos que podem ser compartilhados na feira.

Incentive as pessoas a levarem coisas, que não são mais úteis a elas, mas teriam muita utilidade a outras. Prepare junto com elas um espaço para exporem suas coisas. Isso estimula o sentimento de solidariedade e respeito ao meio de nos fornecer toda sua matéria prima sem pedir nada em troca. Um bom exemplo que pode ser seguido é o da “Grátis Feira”, onde você deixa o que pode (se pode) e leva o que quiser.

Percursos Ambientais

Para aderir a campanha, vincule em todo seu material de divulgação do Grito Rock a hashtag #percursosambientais.

Em toda cidade deve haver alguma área verde preservada, ou ainda alguma área degradada que necessite da atenção da população e poder público.

Procure praças, parques, museus naturais, orquidáreos, ecovilas! Leve as pessoas que estão circulando pelo seu grito nesses locais. A ideia é incentivar o conhecimento e vivência de espaços que permitam a conscientização ambiental.

Busque fazer parcerias com faculdades de cursos ambientais e/ou de geociências para montar um Percurso Ambiental como forma de destrinchar o conhecimento acadêmico numa linguagem acessível à população em geral, fazendo com que as mesmas passem à conhecer mais o próprio município onde vive e o quadro ambiental atual.

Cineclube Chico Mendes

Para aderir a campanha, vincule em todo seu material de divulgação do Grito Rock a hashtag #cineclubechicomendes.

Apresentações de filmes são bem interessantes na construção de um diálogo socioambiental. Não são poucas as produções que questionam o modo de vida atual e os problemas ambientais que o planeta enfrenta atualmente.

Confira alguns vídeos:

  • Terra Selvagem

http://www.youtube.com/watch?v=JLoIZbfrkvA

  • A história de Chico Mendes Documentário

http://www.youtube.com/watch?v=JoTHmdqz6lw

  • Chico Mendes – Ativismo pela Amazônia

http://www.youtube.com/watch?v=4FuXcvdKHSI

  • Avaeté Semente da Vingança (1985)

http://www.youtube.com/watch?v=mc0wynihKB8

  • Oficina de Horta Medicinal

http://vimeo.com/80623035

  • Projeção dia mundial vegano

http://vimeo.com/78870296

  • Você tem escolha

http://vimeo.com/66436050

  • Vai comprar?

http://vimeo.com/73264703

  • Belo Monte, Anúncio de uma guerra

http://www.youtube.com/watch?v=091GM9g2jGk

Aliando-se a tais trabalhos a promoção de um debate bem embasado, o Cineclube se mostra bem eficaz na difusão do ideal sustentável. Existe um projeto do Ministério do Meio Ambiente, chamado Circuito Tela Verde, que contempla várias cidades no Brasil com filmes socioambientais de ótima qualidade. Vale à pena procurar saber se há em sua cidade. Caso não tenha ainda, é possível levá-lo para o seu cineclube.

Acesse: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao/circuito-tela-verde

Alimente-se Verde

Para aderir a campanha, vincule em todo seu material de divulgação do Grito Rock a hashtag #alimenteseverde.

Utilizando alimentos produzidos localmente você poderá fortalecer e divulgar os produtores familiares de sua cidade e fornecer um rango saudável e responsável para o público. Procure em sua cidade agricultores familiares e assentamentos do MST e descubra o que eles estarão colhendo na época do  seu festival, as feiras e varejões municipais são um ótimo lugar para conhece-los.

Mapeando o alimento local disponível você poderá bolar um cardápio responsável ou chamar os próprios agricultores para montar sua barraca! Além disso você pode mapear pequenos empreendimentos da sua cidade que produzam alimentos processados como geléias, doces, sorvertes e bebidas como sucos, vinho e cerveja artesanal.

Desta maneira você poderá movimentar a economia local, fortalecer os pequenos agricultores e empreendimentos, e agregar diversos parceiros ao evento! Cozinhar é um ato revolucionário!

Grite pelo Seu Bixo

Para aderir a campanha, vincule em todo seu material de divulgação do Grito Rock a hashtag #gritepeloseubixo e contribua na luta contra a extinção dos animais.

Clique aqui e veja alguns dos animais que estão em extinção.

Em 1986, biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos popularizaram o conceito. A preocupação tem aumentado no século XXI devido as caçadas clandestinas para confecção de vestuário de moda, tráfico de animais para criação em cativeiro e outros crimes contra a diversidade planetária. Daí o desequilíbrio.

Pensando nisso, criamos a campanha Grite pelo seu Bixo para circular no Grito Rock. Basta gritar o nome da espécie em defesa de algum animal, gravar um vídeo de 3 a 10 segundos e enviar o vídeo para nós. Ao final do Grito Rock editaremos um vídeo-campanha que será publicado na pagina do Nós Ambiente e será exibido nos demais eventos do Circuito FdE.

Encaminhe os vídeos para: andreleonardoarruda@gmail.com

Participe!

Conclusão

Essa foi a cartilha de ações socioambientais para o Grito Rock Mundo 2014. Desejamos a todos os produtores um ótimo evento.

Que venha 2000eCatarse!