Campanha Grita Gurizada

Tutorial básico para implementação de ações para público até 18 anos no Grito Rock Mundo 2015

Apresentação

Buscando a construção de espaços de formação, para crianças e adolescentes, inspirados nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, como contribuição ao desenvolvimento da sociedade do novo mundo, o Grito Rock Mundo 2015 lança a Campanha Grita Gurizada, abrangendo vivências, oficinas, esportes, cinema e mais!

A Campanha propõe agregar atividades com foco em crianças e adolescentes durante o Grito Rock 2015. Abaixo seguem propostas aos produtores, para auxiliar a construção da programação voltada para menores de 18 anos. Estes poderão participar do festival tanto na produção como público.

Sempre lembrando que ao produzir eventos voltados para um público menor de idade existem certas questões de responsabilidade que devem ser consideradas. Por isso, sempre envolvam os pais ou responsáveis legais no processo e busquem se informar perante a justiça quais são os seus deveres e diretos, por precaução e para evitar possíveis conflitos.

As ações desta campanha podem ser aderidas em partes, ou em sua completude. Além disso, cada produtor pode sugerir uma nova atividade. Nós temos alguns gestores que podem auxiliar na idealização do projeto, entre em contato com a gente ([email protected]) para sugestões dentro de cada ação, e também caso necessite de algum tipo de ajuda para realização da campanha.

#Pra quê um campus Gurizada?
Um campus livre para o desenvolvimento da Gurizada, implica um espaço de formação que dê abertura e estímulo para que os envolvidos compartilhem saberes e interação. Envolve, portanto, um espaço que preza pela colaboração, e onde a vivência faz parte do processo de aprendizagem.

Matinê Grito – #01

Esta campanha visa incentivar o produtor à organizar uma tarde de apresentações musicais, envolvendo bandas cujo foco seja o público infanto- juvenil. Esse é um momento para se divertir, dançar e curtir uma música boa. Busque o ambiente propício para as atividades voltadas para o público menor de 18 aos e convide os parceiros que sejam envolvidos com a gurizada!

Pode-se pensar em ações de recreação e de formação livre, além de atividades que evolvam os pais, que poderão ser efetuadas paralelamente às apresentações enriquecendo essa tarde cultural e trazendo uma alterativa de entretenimento para as crianças e adolescentes da cidade.

Vivência Gurizada – #02

11627110833_18c05138fb_z

O objetivo desta ação é proporcionar um período de vivência para Gurizada dentro da pré-produção, produção e pós-produção do Grito Rock 2015, permitido que esse jovem tenha a experiência de estar envolvido diretamente em um processo participativo e colaborativo, inserindo-o nesse novo conceito de vida, oportunidade que raramente terá no mercado de trabalho tradicional.

A proposta é que, através desta ação de formação, o adolescente (indicamos a partir de 15 anos) aprenda a gerir a produção de um festival, interagindo e se envolvendo com todo o processo de construção do Grito Rock, acompanhando os produtores culturais responsáveis de cada evento e levando o conhecimento adiante, para o espaço em que convive. Para os guris que curtem tocar música, articular o contato deles com os artistas que se apresentarão no Grito é uma opção de vivência interessante.

Abra um edital e convide a Gurizada pra fazer parte da construção colaborativa. Mas lembre-se que são jovens menores de idade, que ainda não podem frequentar certos ambientes e nem se responsabilizarem por certas atividades, trabalho infantil é crime. Por isso, por precaução faça contato com os responsáveis explicando o projeto e como se dará a participação desses jovens. Com bons exemplos eles serão bons exemplos!

Os modelos para elaboração do edital de vivência e o formulário de inscrição seguem abaixo. Lembre-se de fazer uma cópia antes de começar as alterações, e compartilhe com [email protected]

+ Modelo do Edital
+ Modelo do Formulário de inscrição

Olimpíada Gurizada – #03

11626245543_60723d15ae_z

Buscando a aproximação de ações do esporte e recreação, junto a formação, a proposta da Olimpíada Gurizada é organizar “campeonatos” que estimulem a prática de esportes e convívio coletivo. A ideia é envolver meninos e meninas, menores de 18 anos, juntamente de sua família, numa ação interativa, que proporcione descontração entre a gurizada. Apesar de ser uma competição lembre-se de estimular ações do tipo ganha-ganha e não à rivalidade, o objetivo principal é a participação e a diversão!

Os campeonatos podem envolver futebol, basquete, videogame, slackline, corrida de saco, bolinha de gude, avião de papel, e o que mais a criatividade permitir. Bora se mexer e trocar experiências, e que não fique ninguém parado!

Gurizada Clube de Cinema – #04

Combinando a temática do Clube de Cinema com as ações de formação da UniFdE e um público menor de 18 anos, a proposta desta ação da Campanha é uma sessão de curtas ou longa, infantis e/ou adolescente, que tragam variados temas com relevância para a Gurizada.

Busque também por produtores locais, com produção destinada a crianças e jovens, a fim de estimular a cultura de sua região. Ações em conjunto com escolas e associações podem ser uma boa! Para sugestões de filmes, acesse o Compacto.Cine Gurizada, ou entre em contato com a gente – [email protected] ou com os gestores da DF5 – [email protected]
Uma boa opção é pensar em filmes e/ou documentários para os pais também, cuja temática seja relacionada com a criação e educação dos filhos, buscado gerar ambientes de debate e criticas. Ex: Muito além do peso, Educação Proibida, Criança – a alma do negócio, O Renascimento do parto, entre outros.

Oficinas – #05

8516623424_0c0230ec83_z

A proposta desta ação é criar oficinas práticas para a vivência em áreas diversas, de acordo com a proposta de cada produtor. A perspectiva é empoderar e estimular a Gurizada, em atividades que incentivem a criatividade, a autonomia e o trabalho colaborativo.

Faça um mapeamento em sua região! Associações, coletivos, e mesmo universidades e escolas, são bons espaços para buscar parceria, ou mesmo inspiração. Caso necessite, pode entrar em contato com nossa equipe, que podemos ajudar.

Alguns exemplos são a confecção de brinquedos com resíduos recicláveis, origamis, Jogo da Carta da Terra, jogos de roda, construção de instrumentos, massinha comestível, etc. As ações da campanha Grita Gurizada devem interagir outras frentes também, agregando temas socioambientais, literatura, artes cênicas, visuais e musicais ou o que mais puder desenvolver para a formação livre da Gurizada.

+ Cardápio de Oficinas

HipHop Gurizada – #06

11628909563_bd6d5caaf5_z

Esta ação visa desenvolver atividades de formação com a Gurizada que vive na periferia, dando destaque a dinâmicas que tenham a cultura urbana como linguagem, como break, rap e grafiti. Como exemplo de algumas atividades que podem ser feitas temos a batalha do passinho, o duelo de mc’s ou um espaço para a gurizada soltar a criatividade e transformá-lo através de grafittis.

Busque parceiros para aprofundar as propostas e com a ajuda deles identificar os anseios da Gurizada. Leve atividades que possam colaborar com a transformação local, envolva-os desde o processo de elaboração do projeto. Isso pode ser re-evolucionário!

Conta Gurizada – #07

Esta ação visa o estímulo á leitura e contação de histórias. O universo infanto-juvenil é cheio de criatividade e mundos mágicos. Busque no seu Grito Rock um ambiente para a leitura e desenvolvimento de histórias, como um canto da leitura, um espaço onde a gurizada pode sentar e mergulhar esse universo mágico.

Sejam a partir de contação (existem muitos contadores pelo mundo), biblioteca ambulante circulando pelos espaços, uma árvore de livros, teatro, fantoches, os livros também podem estar espalhados pelo espaço do festival, para serem lidos e devolvidos. Uma boa proposta é a organização de um sarau, a ideia aqui é contar e ouvir histórias, além de estimular a criação literária e interpretação de textos. Ou também fazer uma feira de troca de livros, ou mesmo uma campanha de doação de livros para bibliotecas comunitárias.

Tenda Gurizada – #08

8515777477_45788af0bb_z

A Tenda Gurizada é um espaço que vem para complementar os ambientes do festival, podendo ser colocada junto de outras atividades. O foco da tenda é criar um espaço pra atividades infantis como pintura, massinha, desenhos e o que mais a imaginação permitir, além de uma estrutura de apoio para os pais da gurizadinha menor com trocador, espaço para amamentar e para tirar uma sonequinha.
O espaço pode ter mesinhas, e também espaço com almofadas pra gurizada dar uma relaxada, além de cadeiras. Use a imaginação e crie um ambiente gostoso onde pais e crianças possam interagir e se divertir!

Palco Gurizada – #09

11627659376_844881fcca_zEsta ação propõe a apresentação de mostras de artes cênicas, circo e dança, cujo público alvo é a gurizada mas também os pais e adultos que não deixam a criança interior morrer. A gurizada pode estar tanto no público quanto no palco apresentado suas habilidades cênicas, pense nisso!
Busque artistas e grupos que pautem temas relevantes a sua localidade, e também que possam encantar a Gurizada.

Feira de Troca Gurizada – #10

Nesse contexto de quebra de paradigmas, construção de uma nova realidade e revalorização dos nossos bens, propostos pela economia solidária, a gurizada não pode ficar de fora. Por isso propomos a organização de uma feira de trocas, estimulando a trocas de roupas, livros e brinquedos que estão parados ou que poderiam ter um novo uso.
Estimular a Gurizada em feiras de troca é uma ótima opção de pautar novos modos de consumo e investir numa sociedade mais justa e sustentável!

Links

Cartilha da Campanha de 2015

+ Modelo Edital

+ Modelo Edital – Formulário de Inscrição

+ Compacto.Cine Gurizada 

Cardápio de Oficinas