Leve a Campanha da Xepa ao seu festival

Tutorial básico para implementação de ações de ativismo alimentar  no Grito Rock 2016

A comida sempre esteve presente em todas edições do Grito Rock. Esse ano ela sai do backstage e agrega também a programação do festival através da campanha Grito Xepa.

‘Xepa’ é o nome dado às últimas mercadorias comercializadas nas feiras livres, apresentando menor qualidade estética, vendidas por um preço mais barato ou recolhidas antes do descarte final nessas áreas.

photo_2016-02-15_21-46-59

O Grito Xepa tem como objetivo estimular rodas de conversas, debates, feiras, oficinas, troca de experiências e de perspetiva sob o ato de cozinhar, comer e sustentabilizar o processo da alimentação para os participantes do seu festival.

Xepa é um aplicativo que surge a partir da vivencia em cozinhas coletivas das Casas do Fora do Eixo que teve sua primeira ação em 2015. Realizado a partir de um festival de gastronomia e ativismo alimentar que contou com uma programação envolvendo a imersão de ‘xef’s’ (cozinheiros xepa) ativistas que buscaram criar um espaço laboratorial da gastronomia e da cultura alimentar. Assim, dentro do Grito Rock, a Xepa surge com ideias gastronômicas e atividades que podem tanto, otimizar recursos na alimentação dos artistas convidados e produção, com ações diretas, como traremos a seguir.

E A COMIDA? (Debates)

Espaço aberto para discussões em torno do ativismo alimentar. Para isso acione os parceiros de sua cidade que dialoguem com esse tema. Convide veganos, vegetarianos, vendedores de truckfood, produtores das feiras, nutricionistas, amigos e sugira rodas com temas como:

  • Agricultura Familiar
  • Soberania alimentar
  • Fome – Uma questão politica
  • Cultura Alimentar e  Ancestral
  • Gourmertização
  • Transgênicos
  • Cozinha nas ocupações e espaços de resistência
  • Agricultura X Agronegócio

photo_2016-02-15_21-47-06

A partir dessas conversas ‘comida’ não será mais algo operativo em seu festival. Seu publico,  artistas e ativistas da alimentação poderão trocar suas experiencias e apresentar novos caminhos mais conscientes sobre o caminho do alimento, do campo à mesa.

XÊPA COLETIVA

A proposta dessa atividade é que seja formado um grupo que faça a XEPA – coleta de alimentos, que são descartados em feiras, mercados ou outros estabelecimentos. Sabemos que  grande parte deles ainda em ótimo estado de consumo e que são retirados da venda por estarem esteticamente ruins. Esses alimentos podem ser usados para o preparo de refeições da equipe do festival, colaboradores e artistas. O objetivo principal dessa ação é otimizar os recursos que diariamente são desperdiçados pela industria alimentícia em pequena ou grande escala.

1 – inserir dentro da programação do Grito de sua cidade um dia especifico para que seja realizada essa ação.
2 – convidar e divulgar afim de aproximar pessoas que possam formar um grupo que será responsável pela arrecadação dos alimentos.
3 – mapear feiras livres ou outro qualquer estabelecimento para a arrecadação de alimentos.
4 – ir a campo.
5 –  Iniciar o preparo da refeição ou refeições com os alimentos arrecadados.
6 – Servir o banquete XEPA.

photo_2016-02-15_21-47-08

Importante: Registre sua XEPA Coletiva com fotos, vídeos, depoimentos e compartilhe com a gente: [email protected]

CRIE SUA COZINHA COLETIVA 

Grande parte dos festivais possuem praças de alimentação, onde no geral muitos ‘fast foods’ são vendidos. Que tal pensar numa alimentação mais consciente e que possa ser feita coletivamente? A ideia dessa ação é criar uma cozinha coletiva que seja a cara do seu festival e público. Se você fez a XEPA e arrecadou alimentos, ou se tem apoio de algum parceiro que ajudou seu festival com mantimentos chegou a hora de utiliza-los.

Monte uma cozinha ainda que simples em seu evento, permita que as pessoas utilizem e experimentem toda sua estrutura, convide cozinheirxs, ‘Chefs e Xefs’ para ocupar a cozinha do evento, criando oficinas de culinária ou refeições coletivas no festival. Essas refeições e cozinha podem ser destinadas para a alimentação dos colaboradores e artistas que passarem pelo seu festival. Mas também servem para garantir um rango coletivo aos companheiros que não tiverem grana pro rolê :)

Basicamente para montar uma ’cozinha de guerrilha’ você vai precisar:

GR Xepa lançamento-01 (2)

 

XEPINHA

Uma  das atividades propostas para a programação do seu festival que dialoga diretamente com o público infantil.  A ideia é trabalhar com oficinas práticas para as crianças na cozinha e também apresentar de forma lúdica o mundo da alimentação. São bem vindas atividades que abordem essa temática”

Sugerimos as seguintes:

☛ Doce de verdade: Oficina de bolos e doces variados, que tenham em suas receitas ingredientes saudáveis, possibilitando assim apresentar, para as crianças, formas de apreciar o que é doce de verdade.

☛ Vivência Na Horta:  Mapear hortas urbanas e rurais de sua cidade e levar as crianças para conhecer e participar da dinâmica do plantio dos alimentos,apresentando o trajeto do alimento até a mesa de forma lúdica e prática.

XEPA FEIRA

Baseado na Soberania, Cultura Alimentar e na Agricultura Familiar, chegou a hora de montar a sua ‘XepaFeira’ uma feira alimentar e gastronômica de venda e troca. Escolha um dia de seu festival pra conectar os produtores locais e entorno para demonstrar, vender e trocar as potencialidades alimentares de sua região. Utilizando alimentos produzidos localmente você poderá fortalecer e divulgar os produtores familiares de sua cidade e fornecer um rango saudável e responsável para o público. Procure em sua cidade agricultores familiares ou assentamentos do MST, e descubra o que eles estarão colhendo na época do  seu festival. As feiras e varejões municipais são um ótimo lugar para conhecê-los.

Outra ideia legal para essa ação é a troca de mudas e sementes entre produtores e interessados urbanos e rurais. Essas mudas podem ser comestíveis, ornamentais, silvestres, nativas.

photo_2016-02-15_21-47-18

A cultura alimentar é patrimônio imaterial de cada cidade e certamente existem produtores e cozinheiros com receitas ótimas por ai!

☛ Mãos a obra!

Gostou das nossas sugestões pra um Grito Rock que encha a bariga e os ouvidos? Então bora aderir nossa campanha Grito Xepa! Basta acessar o link e se inscrever. Temos uma equipe disponível pra colaborar com você no que precisar. Vamos planejar juntos!

Caso precise entre em contato com a gente: a[email protected]

http://gritorock.tumblr.com/post/139481024877/campanha-grito-xepa-2016

Atendimento – Coordenador da Campanha:
▪️ Bianca Lima
Skype: Bianca_goma

Telegram: @biancalima
Telefone: (21) 2541 5324
[email protected]

▪️ Hadd Dalton
Skype: hadd.dalton

Telegram: @Hadd_Dalton
Telefone: 11 97020 4858
[email protected]

Coordenação Geral de Campanhas:
▪ Irlana Cassini
Skype: irlana.cassini
Telegram: @IrlanaCassini
Telefone: (31) 2510-8830 | (31) 9 9923-1848
[email protected]

Coordenação de Comunicação:
▪ Dênis Nacif
Skype: denisnacif
Telegram: @denisnacif
Telefone: (85) 3262 5011 | (83) 99909 3442
[email protected]

Este post também está disponível em: Espanhol