Intercâmbio Brasil x Uruguai cresce no Grito Rock

A banda uruguaia Mandinga Jazz, que já deu um tour pelo Brasil passando por várias cidades do interior de São Paulo, é exemplo de que a troca entre os parceiros da América Latina em prol da música autoral independente funciona! A turnê do grupo foi viabilizada pela parceria do Grito Rock com os produtores culturais latinos americanos.

Entre os percursos, a banda teve momentos de vivências e trocas com produtores brasileiros, gestores e outros artistas da cena local, além de conhecer e experimentar um pouco do viver em coletivo, com as experiências das Casas Coletivas por onde passaram.

photo_2016-03-03_21-26-00

A experiência de estar em conexão com cidades pequenas do Brasil e conectar como novas bandas e novos produtores fez com que o trabalho em rede que o Grito Rock realiza fizesse ainda mais sentido, já que os hermanos uruguaios também são agentes que abrem portas para artistas brasileiros saírem do país e formarem públicos nos outros países.

Tudo aconteceu de uma maneira incrível. Foi tudo tranquilo, favorável. A experiência coletiva, na rede e na Casa Fora do Eixo, é sensacional. O público nos recebeu muito bem. Nós estamos muito contentes, desfrutando essa experiência. E queremos voltar em turnê pelo Brasil e por outros países da América. Já fomos para o Chile, para a Argentina — agora, o Brasil. São experiências que constroem a identidade da banda — musicalmente, artisticamente — e também nos constroem como pessoas. Acontece um contato com muita gente interessante, que está na mesma frequência do que você — da cultura, da arte, da música. E isso é muito bom, porque nós crescemos. – Mandinga Jazz sobre a turnê no Brasil.

photo_2016-03-03_21-27-35

O programa de circulação de bandas, agentes e produtores culturais, acredita que a conexão entre países é uma forma de fortalecimento das metodologias em rede e potencializa a diversidade e o trabalho coletivo, além de fomentar a circulação.