Grito Rock Fortaleza completa nove edições em 2016

Com centenas de eventos, em 5 continentes, Grito Rock chega a nona edição em Fortaleza.

De 26 de Março a 10 de Abril, a capital cearense recebe a 9ª edição do Grito Rock Fortaleza. Esse ano o festival chega com uma nova carga, mais maduro, mas não abre mão de ser inovador. O Grito Rock em Fortaleza diminuiu sua programação, tendo em vista a última em 2015 que foram mais de 20 dias com oficinas, encontros, intervenções e performances musicais. Em 2016, inspirado na prática da construção coletiva, o festival inicia no final do mês de Março conectando diversas comunidades na região metropolitana da grande Fortaleza.

A programação iniciou no último sábado, 26 de Março com o Grito Rock de Calçada no bairro do Pirambu, o festival segue visitando os espaços como os CucasJangurussu, Barra e Mondubim que receberá  oficinas e apresentações musicais, além da Praia da Sabiaguaba, Comunidade do Dendê e os Centros Culturais Bom Jardim e Dragão do Mar de Arte e Cultura, conectando, formando e estimulando jovens, comunidades periféricas, instituições e artistas locais a debaterem e repassarem os espaços e como podemos avançar na construção e participação na cena cultural de cada local.

Grito Rock 2

Reforçando o carácter de resistência do evento e do novo design do Grito Rock, o festival torna-se mundialmente conhecido e atinge a marca de 14 edições, conectando o Brasil e o Mundo com as obras de um dos maiores artistas da América Latina, o argentino León Ferrari, um dos cinco artistas plásticos mais provocadores e importantes do mundo segundo o The New York Times, responsável também por trabalhar o conceito de intolerância ao utilizar temas polêmicos e atuais. A narrativa do Grito inspira e respira em León, trazendo todos os ensejos das regiões onde o festival é realizado. Jovial e ao mesmo tempo ousado, de forma a representar a luta e o sangue latino, e a resistência presente no ato de vivenciar a cultura em todo o território mundial, com forte presença em cidades do interior, ano após ano.

Trazendo uma programação democrática e diversa o Grito Rock Fortaleza contará com atividades culturais a ações formativas, colocando num mesmo pacote as melhores alternativas de diversão e formação da cidade. São ao todo 8 oficinas, 4 rodas de conversa, 2 CineClubes e 33 bandas. A diversidade toma conta da nossa programação, isso estimula, envolve e possibilita uma maior interação entre público, artistas e produtores em todas as suas atividades, sejam elas realizadas em pequenas casas de shows, grandes palcos ou espaços públicos. Ao todo o festival conta com a participação de 33 bandas como, Reassônica, Junkie Warrior, Kalia, Rap com Zica RDM, Cuspe nos Olhos, Não tem cão que aguente, Radix, Dj Lorenzo, Coletivo Maloqueria, Projeto Início, Projeto MoveMente o Reggae, Nego Gallo e She Loves, contando também com 14 selecionadas via TNB – Toque no Brasil, são elas: Projeto Zoada, Adelrui, Mugshot, Tripulantes da Sabiabarca, Capotes Pretos na Terra Marfim, Filipe Flakes e os Subversos Coletivo, Forria, GhettoRoots, Soulzen, Holy Beer, Nuverse, The Good Gardem, Ernany RVM e Andrezão GDS. Completando a programação com as oficinas de Fotografia, Técnicas e estratégias de divulgação para artistas independentes com Igor Miná e Alinne Rodrigues (Mocker Rock School) e oficina Viver Maracatu com Baticum.

O Grito Rock continua conectando diferentes e diversos polos que vão desde o centro a periferia, o Grito Fortaleza 2016 objetiva, portanto, no aumento de uma rede colaborativa que venha contribuir para a circulação de múltiplos produtos culturais da cidade de Fortaleza, interior do Ceará e Região Nordeste.

Nuverse

Confira a programação completa
>>Clique aqui <<

Campanhas Grito Rock

Promovendo a conexão da musica com diversas linguagens e ações, o Grito Rock dispõe de variadas campanhas, que abrangem temas como por exemplo: sustentabilidade, produção, formação, comunicação, cinema, economia solidária e circulação. O objetivo é potencializar os eventos em cada cidade e oferecer aos produtores um material de suporte para a ampliação e qualificação dos festivais por meio de cartilhas, ideias, tutoriais e ferramentas.

Iniciado no dia 26 de Março o Grito Rock Fortaleza traz a cidade uma programação extensa e diversificada até o dia 10 de Abril.  Trabalhando dentro da narrativa do Grito Rock nacional, a programação do Grito Rock Fortaleza é composta por várias ações específicas. São elas:

Grito Verde

Pensando no bem social e ambiental, a campanha Grito Verde visa contribuir com os produtores na realização de ações que gerem práticas sustentáveis e de conscientização. Resíduos, alimentação, transporte alternativo e outras sugestões pra construção de um festival com baixo impacto ambiental.

Grito Gurizada

Buscando a construção de espaços de formação, para crianças e adolescentes, inspirados nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, como contribuição ao desenvolvimento da sociedade do novo mundo, o Grito Rock lançou a Campanha Gurizada. A Campanha propõe agregar atividades com foco em crianças e adolescentes durante o Grito Rock 2016.

Monte seu Campus

Com intensa circulação de pessoas e artistas, o Grito Rock se transforma em um ambiente de livre circulação de conhecimento. A ideia é dar potências às ações formativas do seu festival. O campus de um festival também não é apenas a programação de debates e oficinas. Pelo contrário, ele envolve diversos aspectos do evento, desde o atendimento, passando pelos debates de reflexão, bate-papos e fruição, claro!

Cobertura Colaborativa

Cobertura Colaborativa é um exercício de produção multimídia onde várias pessoas de diferentes áreas do conhecimento se unem para cobrir um evento coletivamente. São diversos os pontos de vista para um mesmo evento, o que possibilita uma abordagem plural e a diversidade de linguagem, opinião e formato. O meio utilizado para veicular as informações são prioritariamente as redes digitais, valendo-se de vários veículos como blogs, sites e redes sociais.

Grito Hip Hop

A primeira edição do Grito Hip Hop aconteceu aqui em Fortaleza em 2013, e desde então a programação é umas das figurinhas confirmadas em nosso cardápio. A proposta vem somar o festival trazendo o melhor da cultura Hip Hop, visando assim estimular e divulgar a produção rap, criando uma maior interação com diversas linguagens musicais.

Grito Reggae

A proposta é estimular e envolver a linguagem do reggae. Fortaleza, recebe hoje um dos cenários em crescimento constantes como os bailes de reggae, a todos os dias surgem novos djs com sua marca, mas não deixando de lado a cultura, força e resistência do bom e saudoso reggae a vida com amor.

Em Fortaleza, o Grito é uma realização da Casa Fora do Eixo Nordeste, Prodisc – Produtores de Cultura do Ceará, Movimento Ocupa, CasaUm e Mocker Studio com o apoio do Fora do Eixo Card, TNB – Toque no Brasil, Espaço Eita, ORL – Organização Resistência Libertária, Sabacu da Arte no Sistema, MKL Produções e Eventos, Inspirado Produções Artísticas, Salamandra Design e UniFor e com a parceria da Rede Cuca, Coordenadoria de Juventude, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Serviço
Grito Rock Fortaleza 2016
Data: 26 de Março, a 10 de Abril
Evento no Facebook: http://bit.ly/1MEf9Nv
P
rogramação completa: http://gritorock.org/programacaogritorockfortaleza2016

Contato: [email protected]
Página no Facebook: https://www.facebook.com/gritorockfortaleza2014