A cidade de Ituiutaba em Minas Gerais recebeu a 4° edição do Grito Rock

A 4° edição do Grito Rock Ituiutaba (MG), aconteceu no dia 25 de Março de 2016, na “Chácara do vovô”. A realização do festival foi organizada pelo coletivo Sertão da Farinha Podre, juntamente com a cor-realização do Garagem Pub, Plataforma Ituiutaba Lixo Zero e Resíduo de Valor.

O Grito Rock em Ituiutaba ampliou sua programação, com oficinas, encontros, intervenções e performances musicais. Além de criar e articular grupos culturais, políticos e meio-ambientalistas, como a Plataforma Ituiutaba Lixo Zero. Nesta quarta edição do Festival Grito Rock o coletivo almejou dar continuidade e o devido aprofundamento para o trabalho coletivo na área de cultura em 03 frentes:

Difusão: disponibilizar espaço para os artistas locais e regionais difundirem sua produção cultural/musical autoral;
Formação: proporcionar espaços para mediações entre formação cultural, articulando dialeticamente os conhecimentos da comunidade da cidade de Ituiutaba (MG) e região;
E a cena independente: sendo a ampliação e fortalecimento do núcleo político-cultural, através do coletivo Sertão da Farinha Podre, articulado em rede local, regional e nacional, através do portal Toque no Brasil – TNB e outras Redes e Movimentos Sociais, como o Fora do Eixo.

As atividades do Festival começaram no dia 25 de Março às 09hs, o marco inicial do Festival Grito Rock, foi a oficina de fotografia com Rogerio Costa.

Foto: Daniel Féo

Foto: Daniel Féo

Logo após a oficina aconteceu a campanha Grito Verde & Plataforma Lixo Zero / Juventude Lixo Zero Brasil no 4° Grito Rock Ituiutaba. – Com a caminhada conscientizadora, “Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado”.

No período da tarde, às 14hs rolou Roda de Conversa: “Como viajar barato no Brasil”, com Guilherme, o qual compartilhou seu relato de vivenciando nas escolas de pedagogia alternativas e como viajar barato pelo Brasil.

Foto: Alice Drummond

Foto: Alice Drummond

Em seguida aconteceu a oficina de compostagem com Matheus Eduardo Plataforma Ituiutaba Lixo ZeroDaniel Féo e Alice Drummond. Desmistificando paradigmas sobre reciclagem, lixo, resíduos e apresentando conceitos sobre consumo consciente.

Foto: Alice Drummond

Foto: Alice Drummond

Encerando as atividades do dia, por acreditar na expressão e na externalização das ideias houve a oficina de customização de  camisetas com base em algumas técnicas do “tie-dye” (amarrar e tingir) combinadas com imaginação e criatividade, com Larissa e Isabela.

Foto: Aline

Foto: Aline

Na noite do dia 25 de Março às 23h iniciou-se a programação das apresentações musicais com a banda “Treze Provisório”. O som da banda é fortemente influenciado por referências aos questionamentos existenciais. Influenciada pelo aleatório, rica em overdrive e dona de um naipe de metal avassalador, seu show apresenta canções que misturam rock, reggae, groove, ska e funk.

Foto: Léo Araújo

Foto: Léo Araújo

Em seguida, a banda “Era de Ferro”, promoveu um som tão sério e forte quanto o anunciado, somente pelo empunhar das guitarras e o uso de letras sólidas. Maduro do princípio ao fim, um show apresentou um grupo que percorre de maneira consciente um caminho distante do que parece estar em voga no cenário musical recente.

Foto: Léo Araújo

Foto: Léo Araújo

Fechando a noite e o 4ª Festival do Grito Rock, “Chafun di Formio” (Ituiutaba – MG), com seu Punk Rock influenciado pelas bandas Misfits e Ratos de Porão, divulgou suas músicas autorais. Atualmente a banda está em processo de gravação das músicas do seu terceiro EP, trazendo uma mistura do Hardcore, Thrash Metal e do Punk.

O Coletivo Sertão da Farinha Podre agradece o apoio do Garagem Pub, Resíduo de Valor e Plataforma Ituiutaba Lixo Zero que em todos momentos que foram solicitados, empenharam se para a realização do festival. Agradecemos as pessoas envolvidas nas atividades durante o dia todo, ao Rogerio Costa com a oficina de fotografia, ao Guilherme Aurelino pela roda de conversa sobre “Mochilão pelo Brasil”, ao Matheus Eduardo e Alice Drummond pela oficina de compostagem e a Larissa e Isabela pela oficina de customização. Por ultimo, mas não menos importante, agradecemos aos integrantes da banda “13 Improvisório” de Belo Horizonte e sua belíssima apresentação. A turma da “Era de Ferro”, demostrando a sua resistência de 14 anos da sena Rock em Ituiutaba. E finalizando o show, ao “Chafun Di Formio” com seu eletrizante Hardcore/Crossover do Tijuco. Grande abraço a toda galera que compareceu afirmando nas mais variadas campanhas e pautas em torno de um único tema: “provocador, transgressor e libertário!!!”

Seguimos em frente …