Kit do Comunicador

Seja bem vindo, comunicador

Você tem em mãos o Kit Comunicação Grito Rock 2016. O objetivo deste material de apoio é potencializar e facilitar a sua vida na difusão do seu festival. O kit contém release, verbetes (releases reduzidos) e um manual gráfico que poderá ser usado para desenvolvimento e criação de todas as peças de divulgação.

Se precisar, entre em contato pelo e-mail [email protected], ou direto com o responsável pela comunicação:

Skype: denisnacif
Telegram: @denisnacif
Telefone: (85) 3262 5011 | (83) 99909 3442
[email protected]

Skype: ppaulinhamoraes
Telegram: @paulinhafde
Telefone: (21) 9 6974 2034
[email protected]

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Conteúdo do Kit

RELEASES
+ Release Oficial
+ Verbete
+ Parágrafo Obrigatório

CARTILHAS
+ Cartilha Dicas de Divulgação Online
+ Cartilha Dicas de Divulgação Offline

FOTOGRAFIA
+ Cartilha Fotográfica
+ Link Flickr do Grito
+ PressKit (50 fotos)

DESIGN
+ Kit Gráfico
+ Cartilha lambe

COBERTURA COLABORATIVA
+ Como montar uma equipe de Cobertura
+ Plano de Cobertura Colaborativa
+ Formulário de Cadastro

GRITO DOC
+ Cartilha
+ Regulamento
+ Formulário
+ Modelo de autorização de imagem
+ Passo a passo para upar material

Release Oficial

A jornada latina do Grito Rock começa em fevereiro

Com centenas de cidades participantes, a 14ª edição traz cultura e resistência, indo além da narrativa do continente latino-americano

Centenas de produtores já estão trabalhando para lançar o festival em suas cidades, e as datas serão distribuídas entre os dias 5 de fevereiro a 30 de abril. As inscrições para produtores estão abertas e disponíveis no site do Grito Rock em português, espanhol e inglês.

O período carnavalesco marca novamente o início do Grito Rock, que este ano traz toda a potencialidade da América Latina para o festival, com novos parceiros de diversas localidades. Marcado pela lógica colaborativa e pela integração entre os realizadores, o festival que já lançou diversos nomes no cenário musical independente entra em 2016 ampliando sua conexão entre as cidades realizadoras do evento.

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Para reforçar o caráter de resistência do evento o novo design do Grito Rock se conecta com a obra conceitual de um dos maiores artistas da América Latina, o argentino León Ferrari, um dos cinco artistas plásticos mais provocadores e importantes do mundo segundo o The New York Times, responsável também por trabalhar o conceito de intolerância ao utilizar temas polêmicos e atuais. A narrativa do Grito inspira e respira em León, trazendo todos os ensejos das regiões onde o festival é realizado. Jovial e ao mesmo tempo ousado, de forma a representar a luta e o sangue latino, e a resistência presente no ato de vivenciar a cultura em todo o território mundial, com forte presença em cidades do interior, ano após ano.

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A 14ª edição do Grito Rock vem trazendo a marca de um período de novas possibilidades, onde o leque se expande ainda mais para permitir novos formatos de evento e arranjos diversos e criativos que contemplam desde as pequenas casas de shows, até os grandes palcos e espaço público. Entre as atrações, bandas e músicos de todo ritmo, e também artistas de teatro, artes visuais, dança, moda e literatura.

Afim de propiciar a circulação dos artistas, o festival mantém sua característica de criar rotas que facilitam turnês, através da articulação entre cidades que recebem o Grito Rock e podem dialogar com bandas e grupos diversos. Os artistas que se interessarem em compor a programação do festival poderão ser selecionados pelos produtores através da plataforma Toque no Brasil, que irá divulgar a abertura de vagas nas cidades onde ocorrerá o evento.

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Realizado pelo Fora do Eixo, com apoio do Toque no Brasil e financiado pelo Fora do Eixo Card, a cada ano o Grito Rock agrega dezenas de novos produtores. Com o intuito de democratizar o acesso à informação e facilitar a produção de cada evento, oferece cartilhas, tutoriais e campanhas na área de produção, comunicação, sustentabilidade e formação. Todo conteúdo é disponibilizado para usufruto dos produtores e cria canais de diálogo entre esses, visando o fortalecimento de uma rede global de música.

Parágrafos complementares

Histórico
Depois do início das edições integradas em 2007, o Grito Rock cresceu exponencialmente e em 2011 alcançou a marca de 130 cidades em oito países, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil espectadores. Na décima edição, em 2012, foram 205 cidades realizadoras, 37% a mais em comparação com 2011, envolvendo a participação direta de 700 produtores culturais, de 15 países diferentes. Finalmente, em 2014, ganhando amplitude global, o festival alcançou mais de 300 cidades e 35 países, tendo edições em várias localidades da América Latina, América do Norte, Europa e África.

Fora do Eixo
O Fora do Eixo é uma rede de Cultura e Comunicação que reúne coletivos e parceiros espalhados em cerca de 300 cidades brasileiras. Em dez anos de atuação impulsionou a criação de dezenas de projetos, que, por sua vez, estimularam o desenvolvimento de outras redes, tais como a Universidade das Culturas, o Banco das Culturas, a Rede Brasil de Festivais, a Mídia NINJA e o próprio Grito Rock.

Grito Rock
Sem proprietários e patrocinadores master, o Grito Rock é um festival colaborativo, baseado em tecnologias livres. Em 2016 acontece no período de 5 de fevereiro até o final de abril. Produtores independentes podem inscrever-se para participar e realizar uma edição em sua cidade. O formato colaborativo permite que, a cada ano, mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local ao passo que cria conexões em âmbito global.

Toque no Brasil (TNB) – www.tnb.art.br
Site e rede de música brasileira com o objetivo de conectar bandas, músicos e produtores através de uma plataforma que reúne eventos, projetos e festivais diversos. Todas as vagas abertas pelos festivais do Grito Rock Mundo 2016 são gerenciadas pelo Toque no Brasil, no qual o produtor cadastra seu evento e oferece vagas para as bandas se inscreverem.

Rede de Realizadores

Com centenas de cidades conectadas, a cada ano mais produtores se integram à rede de festivais criada no Grito Rock. Aprimoramento de tecnologias e compartilhamento de experiências são os principais fatores pelos quais os produtores se mantém conectados, a fim de explorar plataformas de intercâmbio que favoreçam o avanço de tecnologias de desenvolvimento que fomentem culturalmente seus territórios.

Rotas e Turnês

Com o objetivo de traçar diversas rotas que cruzem o Brasil e o mundo, os eventos encadeados que compõem o festival possibilitam a criação de turnês de pequeno, médio e grande porte para artistas que poderão realizar suas inscrições através da plataforma do TNB – Toque no Brasil. O grande número de cidades produtoras e o curto período de tempo de realização do festival facilita a criação de rotas e mini turnês, reduzindo custos e aumentando o número de apresentações.

Campanhas Grito Rock

Promovendo a conexão da musica com diversas linguagens e ações, o Grito Rock dispõe de variadas campanhas, que abrangem temas como por exemplo: sustentabilidade, produção, formação, comunicação, cinema, economia solidária e circulação. O objetivo é potencializar os eventos em cada cidade e oferecer aos produtores um material de suporte para a ampliação e qualificação dos festivais por meio de cartilhas, ideias, tutoriais e ferramentas.

Acesse e confira todas as Campanhas de 2016!

Verbete

O período carnavalesco marca novamente o início do Grito Rock, que este ano traz toda a potencialidade da América Latina para o festival, com novos parceiros de diversas localidades. Marcado pela lógica colaborativa e pela integração entre os realizadores, o festival que já lançou diversos nomes no cenário musical independente entra em 2016 ampliando sua conexão entre as cidades realizadoras do evento: mais de 300 cidades recebem o projeto. As inscrições para produtores interessados são feitas exclusivamente pelo site do Grito Rock. Acesse e leia atentamente o regulamento.

Cartilhas de Divulgação

As cartilhas de divulgação servem para auxiliar aos produtores na divulgação do eventos, por meio de algumas sugestões de estratégia para a difusão das atividades.

Cartilha de Divulgação Online
Cartilha de Divulgação Offline

Fotografia

As fotos oficiais podem ser utilizadas para divulgação livre e uso comercial e devem ser creditadas de acordo com a sua descrição no Flickr.

Clique aqui para visualizar a galeria em alta resolução.

Capturar

Preparamos uma pasta de PressKit para auxiliar na comunicação e divulgação do seu festival, trazendo imagens em alta qualidade que demonstra as ações do Grito em diversas regiões do Brasil e da America Latina. As fotos devem ser creditadas como “Cobertura Colaborativa Grito Rock”, acesse o link: PRESSKIT

Além disso, para auxiliar na cobertura de seu evento, disponibilizamos a Cartilha Fotografa. Ela contém dicas e instruções de planejamento para cobertura fotográfica do festival, com programas que agilizam a edição das imagens, tamanho ideal e as formas de envio para upload e compartilhamento de arquivos na nossa plataforma de armazenamento virtual

Para material adicional, entre em contato com: [email protected]

Design

A campanha de Design do Grito conecta e auxilia produtores de todo o mundo, potencializando a divulgação da realização do festival em cada cidade. Neste ano trazendo as inspirações e aspirações revolucionárias de um dos maiores artistas da América Latina, Léon Ferrari, que, através de sua obra conceitual, aborda a luta e o sangue latino, de forma a motivar a transgressão e libertação do grito pela cultura nos quatro cantos do mundo.

Para isso é disponibilizado um Kit Gráfico, com toda uma gama de peças abertas incluindo elementos vetorizados da obra de Léon, pasta com fontes, paleta de cores e orientações de aplicação de logos. Servindo como base para que cada produtor possa somar a sua campanha com características e elementos locais.

Kit Gráfico
Cartilha Lambe

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Importante!
É totalmente recomendável que cada produtor envie na lista de e-mails do Grito Rock o cartaz do Festival e demais peças principais. Este kit contém instruções de aplicação da marca e logos complementares que facilitam este processo.

>> Faça o Download aqui <<

Dúvidas e considerações entre em contato com: [email protected]

Cobertura Colaborativa

Cobertura Colaborativa é a associação do trabalho de diversas pessoas focadas em cobrir um evento coletivamente. O grupo deve possuir conhecimento em diferentes áreas da produção de comunicação, afim de gerar um conteúdo multimídia com diversos pontos de vista para um mesmo evento, o que possibilita uma abordagem plural e a diversidade de linguagem, opinião e formato.

▪  Como montar uma equipe de Cobertura
▪  Plano de Cobertura Colaborativa
▪  Formulário de Cadastro de Cobertura Colaborativa

Grito.Doc

O Grito.Doc é uma das campanhas da comunicação do Grito Rock 2016, que tem como objetivo trazer os diversos olhares e narrativas do maior festival colaborativo do mundo.

Vivemos hoje num mundo onde o audiovisual está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. Onde a imagem sai do lugar do registro, da etnografia, da informação e migra para um lugar da experiência.  Hoje o registro audiovisual surge não só para guardar momentos intensos, mas para atestar a intensidade desses momentos e para produzir intensidade para esses momentos.

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Para que os produtores de cada Grito Rock possam ingressar na campanha Grito.Doc elaboramos um regulamento com informações mais detalhadas sobre a campanha, além de uma cartilha de realização, que aponta possíveis trajetos para as narrativas dos vídeos, bem como para soluções técnicas de baixo custo.

▪  Cartilha
▪  Regulamento
▪  Formulário
▪  Autorização de Imagem
▪  Regulamento