O Mundo em Tempo Real

cartazA Pós Tv é uma plataforma de transmissão ao vivo e online, responsável pelo fomento à visibilidade de certos conteúdos não abordados pela mídia corporativa, tanto na perspectiva de ações voltadas à cultura independente, como nas pautas dos movimentos sociais. Shows, marchas, rodas de conversa, espetáculos e outras possibilidades de pautas foram potencializadas a partir da linha editorial gerada pelo projeto, que surgiu em 2011, durante a Marcha da Liberdade, em São Paulo.

Com processos empíricos e baseados na “sevirologia” (a arte de “se virar”), a Pós TV colocou em questão pontos estratégicos que incidem diretamente no debate sobre os fluxos da informação e o controle de sua difusão, apresentando uma alternativa sustentável e extremamente prática de se formular um novo veículo de mídia, que auxiliasse na consolidação da Mídia Livre em sua conjuntura mais ampla.

As tecnologias e aplicativos de streamings que atualmente compõem a sua dinâmica foram laboratoriadas antes mesmo que a plataforma fosse conhecida pelo nome que tem. As transmissões começaram a serem testadas em festivais de música independente pelo Brasil a fora, sendo aprimoradas evento-após-evento, criando já naquele período uma rede de compartilhamento de emoções e catarses por meio de um ambiente mediado por uploads e downloads de dados. Desvinculada de compromissos corporativos, as experimentações de linguagens viraram palavra de ordem, o que se harmonizava com a versatilidade dos “meios de produção” utilizados – handcams, iPhones, notebooks fazem parte de alguns deles.

Compreendendo tais possibilidades, o Grito Rock visualiza o streaming como forte impulsora das trocas de experiências e realidades que podem se concretizar entre as 400 cidades posicionadas este ano em sua rota.  Em 2012, aderiu a campanha “Grito Ao Vivo” aplicando cartilhas baseadas na “sivirologia” para que através dela, os produtores pudessem realizar transmissões dos show e de diversos debates com as pautas que circundam as próprias tags que o festival tem discutido desde então.

Mobile

Para participar, inscreva-se: http://bit.ly/1eETl4a