Este ano mais 400 cidades de 40 países recebem o Grito Rock, festival idealizado pela rede Fora do Eixo que conecta cidades e pessoas de todo o mundo. O Festival chega a 12ª edição, conectando o interior do Brasil e vários países da América Latina, Europa, África e América do Norte, entre fevereiro e março.
Em Juiz de Fora a 4º edição do Grito Rock será entre os dia 4 e 9 de março. Na programação estão previstos 10 shows, além de oficinas e debates. Junto à música a causa feminista é tema central. No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o festival conta com debates e shows, que valorizam a MULHER enquanto guerreira, fora dos padrões impostos da beleza, que vai à luta e move o mundo!
Produzido de forma colaborativa desde 2007, o Grito foi criado como uma alternativa ao carnaval em Cuiabá – capital do Mato Grosso no centro oeste brasileiro – e em 2014 acontecerá no período de 20 de fevereiro a 30 de março. O formato colaborativo permite que a cada edição mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local. Ao mesmo tempo em que o festival amplia seu alcance no “Brasil Profundo”, cria também conexões em âmbito global.
Além de fomentar o cenário musical, o Grito Rock propõe possibilidades diversas de integração com outras linguagens artísticas através da criação de campanhas que incentivam desde transmissões ao vivo a ações ambientais, artes cênicas, atividades para crianças, formação livre, entre outras. Com dicas, sugestões e modelos, as campanhas trabalham a formação dos produtores para expandir o leque de ações em sua localidade.
As infinitas possibilidades rotas e circuitos formados entre os eventos fomenta a circulação de produtores culturais, midialivristas, artistas e formadores de opinião. Nesses 12 anos de realização do festival, milhares de bandas já circularam e no último ano 1500 shows já foram realizados. Para 2014 estão previstas cerca de 200 rotas conectando cidades da mesma região e festivais com datas próximas. As oportunidades, tanto para os shows como para as rotas, serão abertas pelo Toque no Brasil (www.tnb.art.br), portal de música que promove conexão entre produtores e artistas.
O projeto foi idealizado pelo coletivo Espaço Cubo em 2003 e, com a criação do Fora do Eixo em 2005, e ampliou de forma conceitual e geográfica. A cada edição ganha ainda mais repercussão e espaço nas cidades onde acontece, como em São Carlos (SP), onde o evento foi inserido no calendário oficial da cidade, e em diversas outras onde já construiu histórico e público. Através do festival, produtores de todo Brasil e mundo desenvolvem ações de fomento à música e criam possibilidades para implementação de um sistema de trocas de serviços, tecnologias e experiências.
As edições internacionais começaram tímidas e hoje já chegam a 40 países de todos os continentes, tendo edições em toda a América Latina, ponto marcado na Europa e África e novas edições na Ásia e Oceania.
Para colaborar, interagir e saber mais sobre o Grito Rock, acesse Grito Rock, acompanhe a página do Facebook e/ou entre em contato com [email protected]
O Grito Rock Mundo é um festival colaborativo realizado pelo Fora do Eixo, iniciativa financiada pelo Fora do Eixo Card e produzido com o apoio do Toque no Brasil.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
04/03 – Terça
No Black Gold Bar
14 horas – Oficina de Cobertura Colaborativa
16 horas – Shows com as bandas:
SAHARA SURFERS (ÁUSTRIA)
NEUTRÔNICA (PETRÓPOLIS)
PUTREFATOS (PETRÓPOLIS)
KYMERA (JUIZ DE FORA)
USVERSUS (JUIZ DE FORA)
PUNK-O-RAMA (JUIZ DE FORA)
06/03 – Quinta
Na Casa Fora do Eixo JF
14 horas – Mostra Audiovisual Independente
07/03 – Sexta
Na Casa Fora do Eixo JF
9 horas – Oficina Música, Imagem e Ferramentas Independentes, com Bruno dos Santos
No Cai&Pira
22 horas – 2 Bandas selecionadas pelo TNB
08/03 – Sábado
No Bar da Fábrica
20 horas – Pós TV: Ser mulher no séc XXI
22 horas – Quinteto São do Mato, Nega Lucas & Lucas Soares + DJ
09/03 – Domingo
15 horas – Grita Gurizada