Bandas bolivianas iniciam turnê no Grito Rock!

Uma das características mais fortes do Grito Rock é a integração e a criação de pontes com os países latinos. Este ano esta relação ganha ainda mais forma com diversas turnês de artistas dos países hermanos, que circulam pelo Brasil por meio do festival.

Depois do chilenos do Cazuela de Condôr, que fizeram a primeira grande incidência de artistas e bandas na edição deste ano, outros dois grupos chegam por aqui diretamente da Bolívia para uma turnê de 5 shows em São Paulo e no Paraná. El Parche e Doble A são representantes da fusão de gêneros musicais a partir da influencia da cultura Hip Hop.

bolivianosjuntos3 (1)

Apesar dos vários nomes já adotas, El Parche está na estrada há mais 15 anos desenvolvendo uma proposta sonora e urbana. Com composições baseadas nos princípios do Movimento Hip Hop, o grupo formado por Eduardo Prada, DJ Masta e Gatto foi indicada a 5 categorias no Rockandbol, premiação da cena rock boliviana, levando a melhor como Melhor Artista Revelação e Melhor Debut Album.

1

Turnês pelos principais palcos bolivianos ampliaram o campo de visibilidade de El Parche. Em 2013, com o clipe da música “Engula Pattern”, faixa do disco “Tributo a Nicolas Menacho”, venceu o Fenavid de 2013 como o Melhor Vídeo Musical Nacional.

Doble A é o nome do projeto musical iniciado por Alejandro Apodaca. Inspirado nos ícones da Rap mundial, vai fundo nas experimentações na música eletrônica desde 2008, apresentando ao público letras escritas a partir de situações cotidianas.

Representante de destaque da cena underground em seu país, Doble A se aproveita de possibilidades sonoras imprevisíveis e incorpora, por exemplo, arranjos de música clássica em algumas composições.  Bem como El Parche, o grupo se tornou premiado com sua videografia. “Desubicado” foi aplaudido no Festival Internacional de Cinema Fenavid, na categoria Melhor Vídeo de Música.

No estado de São Paulo, os grupos se apresentam em Limeira, São Carlos, Pindamonhangaba e Taubaté. O percurso continua no Paraná, onde tocam na cidade de Lapa.