Não parou! O festival também deu conta da folia neste último carnaval com 9 edições do Grito acontecendo pelo Brasil. Alagoas, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Minas Gerais viraram sede do evento no período de 28 de fevereiro a 04 de Março. Confira o que rolou:
28/02 | Colônia Leopoldina (AL)
Com uma grade que colocou 7 shows no palco montado na Praça do Centenário, o festival evidenciou a conexão entre o Alagoas e Pernambuco. Bandas locais, dedicadas ao rock, foram as grandes apostas do coletivo Ops – Cultura Alternativa, realizador do evento. Das 14h até tarde da noite cerca de 1.500 pessoas circularam pelo espaço.
Em sua primeira edição na cidade, o Gritou contou com apresentações de Exclamação Caos (Maceió/AL), Beetlejuice RRock (Recife/PE), Making Rock (Palmares/PE), CASA 111 (Maceió/AL), The Stilados (União dos Palmares/AL) e Palhaço Paranóide (Maceió/AL).
Confira a cobertura fotográfica no Marbriele
Veja mais no Flickr
28/02 | Ivoti (RS)
E a pacata cidade de Ivoti recebeu sua primeira edição GRITO ROCK. Cinco shows de bandas gaúchas promoveram a alegria dos foliões que trocaram seu “pré-carnaval” de sexta-feira por uma agenda diferenciada, cheia de cultura independente, música de qualidade, diversão, acesso a materiais diversificados na banquinha (CDs, camisetas, bottons, adesivos, DVDs, livros, revistas…) e um bom bate-papo pelos vários ambientes do Pub du Kascudo (com direito a sinuca e tudo).
Leia o texto na íntegra
Confira a cobertura fotográfica
28/02 a 01/03 | Santa Cruz do Sul (RS)
Em Santa Cruz do Sul, a Hoo Ha Rock produziu a terceira edição do Grito Rock Mundo 2014. O evento aconteceu nos dias 28.02 e 01.03 com casa cheia/lotada, concretizando a circulação de oito bandas, ciclo de vivências, articulações autorais e independentes, troca de figurinhas e aprendizagem, juntando muito rock sincero e arte.
Foram produtores, artistas, convidados e colaboradores que fizeram a construção do Grito Rock 2014 – edição Santa Cruz do Sul ser histórico pra cidade. Este ano ocorreu a terceira edição do evento, contanto com exposições, música, intervenções, audiovisual, formação, isso tudo em um único ambiente, na Legend Music Bar.
Foi maravilhoso compartilhar e trocar experiências antes e durante o festival. Agradecemos a presença de todos que participaram e fizeram com que a cena autoral local se fortifique. Foram muitas expressões artísticas de pessoas talentosas que fizeram isso se tornarem palpável. E é muito importante essa conexão entre todos.
Confira a cobertura fotográfica
28/02 a 02/03 | São Paulo (SP)
Ritmo comumente marginalizado e, até certo tempo, restrito aos bailes de periferia, o funk vem ganhando cada vez mais espaço no cenário musical e teve um dia só dele em uma das melhores estruturas para shows em São Paulo, o Auditório do Ibirapuera, rompendo barreiras entre o cenário cultural e o espaço público.
O Grito Rock, festival colaborativo que acontece há 12 anos, se uniu a Liga do Funk, que fortalece o movimento na capital paulista, e promoveu no último domingo (02/03) o Grito Funk, um dos maiores nomes do funk carioca na atualidade, o MC Menor do Chapa, que conduziu todo o baile que ainda teve DJ Zé Colméia, um dos maiores hitmakers do Brasil, Junior Maia, MC Jully Black, MC Galo SP, MC Bidu e do baterista Ynaiã Benthroldo.
Desde o “Quadradinho” ao “Era só mais um Silva”, o set não se limitou só ao funk, as músicas “Asa Branca” e “Negro Drama”, foram tocadas pelos MC’s, homenagiando seus respectivos autores. E o MC Menor do Chapa canta “Cheio de Ódio”, música em homenagem ao grande MC Daleste.
A noite se tornou um verdadeiro baile funk tradicional nos anos 80, com direito ao público subindo no palco e com artistas e produtores descendo até o chão. “Isso que aconteceu foi histórico para o funk, nunca chegamos num lugar como esse, sem duvidas vários caminhos vão se abrir” – comenta o integrante da Liga do Funk, Marcelo Galático.
E só um recado: ainda é março e muita coisa vai rolar.
01 e 02/03 | Goiânia (GO)
Logo na primeira noite da 8ª edição do Grito Rock Goiânia, muita distorção, moshs e som pesado! 14 bandas em uma noite, não é pra qualquer carnaval! Conhecida como a Seattle brasileira, a edição do Grito Rock Goiânia mostrou a força de uma cena potente! De todas as 28 bandas que se apresentaram, apenas duas vieram de fora de Goiás, da Áustria e UK. A primeira noite encerrada com a prata da casa Black Drawing Chalks mostra a força do celeiro goiano.
Leia o texto completo aqui
Confira a cobertura fotográfica
01/03 | Vitória da Conquista (BA)
O primeiro dia de Carnaval na cidade teve a presença de três blocos: Grito Rock, Salsa Club e Fita Amarela. O público que esteve presente na Praça Guadalajara em Vitória da Conquista durante a tarde deste sábado (01) se esquentou para o primeiro dia do Carnaval Conquista Cultural ao som das clássicas marchinhas carnavalescas.
A iniciativa foi do Bloco Fita Amarela, que saiu pela primeira vez em 2011 encabeçando a retomada da festa de rua na cidade. Em 2014 o bloco preferiu não desfilar e concentrou-se em uma tenda na praça.
Confira a cobertura completa
Confira a cobertura fotográfica
01/03 | Marília (SP)
Com entrada franca, o festival levará para o palco do Cão Pererê uma maratona de rock and roll. A programação terminou na terça-feira, 04/03. Em Marília, o Grito fez sua terceira edição incentivando a participação de bandas autorais independentes de diversos estilos musicais.
Confira a cobertura fotográfica
01 a 04/03 | Poços de Caldas (MG)
As três noites do Grito Rock Poços de Caldas vieram para convencer até os mais céticos do poder da música independente. As atrações: Movimento THC, Heitor Caseli, Cuíca Elétrica, Valsa Binária, Copperfild, Absinto Muito, Motosserra Truck Clube, K2 e Jazahu surpreenderam a todos de maneira positiva. Cada um a sua forma, as bandas tiraram o público do lugar comum e fizeram da segunda-feira de carnaval mais um dia para entrar na história do New York Pub e de cada um que esteve presente. Confira como foram esses momentos através dos relados da mídia do Coletivo Corrente Cultural.
Cobertura da noite I
Cobertura da noite II
Cobertura da noite III
Confira a cobertura fotográfica
02/03 | Sertãozinho (SP)
Em Sertãozinho, o Grito Rock 2014 aconteceu no dia 02 de Março no estacionamento do Ginásio “Docão”, trazendo durante todo o dia artes integradas: bandas, intervenções, exposições… Possibilitando o acesso gratuito a cultura e valorizando os artistas independentes tanto locais quanto regionais, juntos na construção de um evento colaborativo e sustentável. O apoio de todos para a captação de recursos foi essencial para o suporte os artistas com residência cultural (alimentação, hospedagem), translado, estrutura de som e palco, materiais para intervenções artísticas.
Confira a cobertura fotográfica