Campanha: Grito Gay

Grito Gay 2014

Grito Gay compõe o leque de campanhas do Grito Rock pela segunda vez. Se em 2013 a proposta foi introduzir o debate sobre o LGBT no festival, este ano ela volta com o cardápio de ações atualizado e mais incisivo. A ideia é manter o tema em constante discussão nas cidades que realizam o Grito Rock e, para isso, nos propomos a inserir no evento atividades que simbolicamente ajudam a dissolver preconceitos e distorções, sobre tudo a respeito do gênero e sexo.

Com intervenções nos banheiros do festival, rodas de conversa, festas-arco-íris, transmissões ao vivo, cineclubes e espetáculos, os produtores, de Sagarana à Manhattan, ampliam a visibilidade do LGBT trabalhando com as ações e os materiais que mais se adaptam à realidade local.

Assim como no ano passado, sete sugestões preenchem o Cardápio do FOdA.

Faça a sua pedida!

ggg-2

Como fazer o Grito Gay na sua cidade?

Banheiro Fora do Sexo

Mesmo que de forma parcial, para que se possa solucionar as demandas apresentadas pelos indivíduos, a divisão entre feminino e masculino, mulher e homem, são reproduzidas em todo canto que se olhe. Das lojas de vestuário à forma de organização adotas por algumas instituições religiosas, a divisão é realizada quase que matematicamente e deixa pessoas que não se identificam na heteronormatividade à mercê do que na ocasião for o menos constrangedor.

Que tal se neste Grito Rock lançarmos uma cartada simbólica que promova a real inclusão de indivíduos, sem necessariamente levar em conta se eles tem algum gênero ou se enquadra dentro da norma binária de se definir os sexos? Que tal se começarmos pelos banheiros, com plaquinhas de “Masculino e Feminino” sendo substituídas por “Em pé” e “Sentado”. Desta forma, ao mesmo tempo em que abrimos mão da categorização de identidades, ainda contemplamos as necessidades, até mesmo relacionadas à higiene, do público.

Cineclube

A exibição de filmes sempre foi uma carta na manga para os produtores que se interessem em nivelar muitas pessoas ao mesmo tempo a respeito de assuntos relacionados à diversidade de gênero ou/e de sexo. Ocupando espaços públicos ou privados, cobertos ou à céu aberto, os presentes na sessão ainda têm a oportunidade de se aprofundarem na discussão de pontos colocados em questão com a presença dos realizadores dos filmes. E, para que este campo de trocas se torne ainda mais amplo, melhor seria se este momento fosse transmitido ao vivo!

Confira uma lista de filmes com temática LGBT

Festa

Algumas festas são atrativos especiais para o público gay. Em clima de carnaval, nossa dica é incrementar a programação do seu Grito Rock com uma festa temática voltada especialmente para esse público. Em todo o Brasil, eventos do tipo são realizados em clubes ou pontos de encontro eventuais do público LGBT. Em São Carlos, um evento de destaque é o Me Gusta L’Augusta, produzido pela Casa Fora do Eixo Sanca. La, além da programação musical com DJ’s, bandas, VJ’s, danças e Drag Queens, a festa também conta com a exibição de um filme ou documentário relacionado à temática de gêneros, seguido por um debate provocado por pesquisadores e estudiosos do assunto. Uma boa ideia, não?

me gusta la augusta
me gusta l augusta capa

Uma boa dica é levar o clima de uma das ruas mais famosas do Brasil para outras cidades; uma vez que, a Rua Augusta pode ser vista como um espaço que representa a união de gêneros, tipos e classes. Passando de símbolo da prostituição até palco de bares, festas, cinemas e teatros, a Augusta é um cenário urbano de intensa movimentação cultural. Com isso, este espaço torna-se inspiração deste evento que almeja não segregar, mas sim unir o público, não apenas LGBT, mas todos que desejam uma celebração da diversidade.

Assista ao Vídeo da performance da última festa.

Grito Gay Cabaré

O Cabaré é uma plataforma de intercâmbio e prima pela integração das artes, propondo a realização de uma programação que valorize a multiplicidade das linguagens cênicas, como circo, dança, teatro e performance.

7358469978 83fc12e689 o

São pequenas cenas ou esquetes que promovem mobilizações artísticas, e favorecem a integração entre os grupos e indivíduos que pautam e produzem as Artes Cênicas. No caso, as peças remeteriam à temática LGBT.

 

Debate sobre diversidade sexual na PósTV:

Transmita o Grito Gay ao vivo pela PósTv!

A plataforma é um veículo de mídia alternativa e tem se destacado por dar vazão aos temas que não são contemplados pela imprensa corporativa, ou são retratados de forma distorcida por ela. O streaming pode ser feito por meio de iphones, smartphones, câmeras digitais ou um notebook. A PósTv foi criada em 2011 e tem uma grade de programação regular, formada por eventos em diversas cidades brasileiras, com ênfase em movimentos populares, sociais e de cultura alternativa. Além disso, proporciona a interação com o espectador, em que qualquer pessoa pode fazer sua contribuição por meio dos chats durante a transmissão.

Saiba mais aqui.

Intervenção Artística

O objetivo é chancelar a intenções por meio de intervenções de grafite, onde se reproduza a tag “Somos Todos Gays”, já aderida pelo Fora do Eixo em outras ocasiões. Possibilidades infinitas de mensagens que chancelam a ideia serão bem-vindas na ação.

Mobilização na Rua

É também parte da ação uma manifestação, onde adeptos do Grito Gay devem levar cartazes/placas — ou algo mais criativo — aos shows do Festival GritoRock na cidade, com as mensagens que chancelem as três campanhas como um todo, numa conclusão orgânica do processo de três semanas.