Carreiras em movimento no interior de SP

Cidades paulistas que irão produzir o festival acabam de soltar três rotas para artistas e bandas interessados. A primeira delas é a “Rota Canavial”, um percurso entre Barretos e São Carlos, nos dias 15/03 – 16/03 seguida pela Rota do Vale, que corta São José dos Campos e Cubatão, de 28/03 a 29/03; e finalmente a Rota Guarani, conectando Ribeirão Preto e Araraquara no período de 21/03 a 23/03.

1

Aeromoças e Tenistas Russas, de São Carlos (SP), compõe há anos o time de bandas em circulação pelo festival

As circulações cumprem papel fundamental na agitação das cenas locais. Algumas dessas cenas, na maioria dos pontos citados anteriormente, ainda estão em processo de consolidação e a agitação cultural provocada pelas rotas estimula a aceleração desta etapa. Além do quê, como conta Ynaiã Bentroldo, um dos coordenadores do Grito Rock, o circuito paulista é um dos mais antigos a serem montados pelos produtores, o que aumenta a chances de artistas alcançarem êxito em suas carreiras. “O crescimento acontece em escalas nacionais e internacionais”, ele comenta.

Gustavo Palma, tecladista do grupo Aeromoças e Tenistas Russas, representante assídua de quem circula constantemente pelo Grito, afirma que o público da banda já espera a época das folias de carnaval para vê-los tocar em alguma edição do Grito. “Esse ano vamos para algumas cidades da nossa região pela primeira vez, uma ótima oportunidade pra mostrar o trampo com o novo disco A Experiência de Jaque Vilanova!”, conta ele, mencionando o último álbum lançado pelo ATR.

1

Absinto Muito é destaque nas circulações de 2014. De Sete Lagoas, região metropolitana de Belo Horizonte, fará apresentações na Bolívia

Exemplo de projeção a partir da plataforma é a banda mineira Absinto Muito que, após circular por diversas cidades de seu estado natal em 2013,  está escalada para os Gritos bolivianos. “Eles tocam em Cochabamba, La Paz e Santa Cruz de la Sierra esse ano”, complementa Victor Maciel, que acompanha a sistematização do festival em Minas Gerais.

Nestes 12 anos de realização do Grito Rock, milhares de bandas já circularam e, no último ano, aproximadamente 1500 shows foram realizados. Para 2014 várias rotas estão ainda previstas festivais com datas próximas.

1