Em Barretos, o Grito Rock chega maior e envolve região

Grito Rock Barretos  2014

Pela segunda vez em Barretos, o Grito Rock chega maior e com mais cidades da região envolvidas

Do Zimbabwe à Juvenília. De Milho Verde (MG) a Madri na Espanha. Esta é a dimensão do Festival Grito Rock: o maior evento cultural colaborativo de planeta que conecta práticas e pessoas em mais de 40 países e 400 cidades. Hoje, gratuitamente na Estação Cultura às 17 horas, será realizada mais uma edição em Barretos!

grito02

Realizado pela terceira vez na região, o Grito Rock foi encampado pelo Coletivo Gema Genérica através da rede cultura livre Fora do Eixo. Sua primeira edição ocorreu no ano de 2012 e a segunda, no ano seguinte, o festival foi realizado na cidade de Guaíra em conjunto com agentes culturais locais.

Parceria na região

Para o terceiro ano, o Coletivo Gema Genérica reuniu-se com diversos agentes da região para poder articular o festival em mais 5 cidades: Bebedouro (SP), Olímpia (SP), Guaíra (SP), Colômbia (SP) e Frutal (MG). Esta expansão ocorreu principalmente pelo trabalho de conexão com as cidades vizinhas que o Coletivo Gema Genérica realiza. “ O trabalho do Gema vai além de apenas realizar eventos: a ideia é fomentar uma cena cultural alternativa sustentável em várias cidades, ajudando artistas com a divulgação, produção e gestão de seus respectivos trabalhos e capacitar outros agentes interessados em produção para realização de eventos de estímulo a essa prática. Uma coisa não existe sem a outra”, declara Gustavo Padovani, um dos organizadores do Grito Rock Barretos 2014.

 grito rockgua

Para estimular essas conexões, as cidades conseguiram se mobilizar para disponibilizar uma série de ônibus para fazer circular os artistas e público. Com apoio das Secretarias de cada uma delas, foi possível conseguir com um custo muito baixo, transporte para quem estiver interessado em assistir o evento em outras cidades. As inscrições podem ser realizadas através das páginas de Facebook do Grito Rock das cidades da região. Os festivais da região Noroeste Paulista e Minas ocorrem entre o dia 15 de março ao dia 31 de março.

Artistas

O Grito Rock desse ano está bem variado: thrash metal ao country, do gospel ao rap. Através de uma votação online, duas bandas de Barretos foram selecionadas pelo público: Soulkeeper ( 352 votos ) e Living Flame (305 votos).  O rap barretense também terá um bom espaço para que os novos grupos A Gang, Original Squad e Maestro do Caos subam ao palco em conjunto para demonstrar este novo formato de apresentação. De Barretos também, a banda veterana Over (antiga Over of Trust), sobe ao palco para mostrar seu thrash metal contundente.

grito01jpg

O Grito Rock Barretos 2014 receberá três bandas de outras cidades. A primeira delas é o Que Miras Chícon (Monte Azul, SP) uma mistura inusitada de punk e country, o misto de metal e hardcore divertido e ácido do Muqueta na Oreia (Embu das Artes, SP) e o caldeirão sonoro de funk, reggae e rap do Jazahu (Brasília, DF). Todas essas bandas foram selecionadas através do Toque No Brasil: uma plataforma online usada em todos os Gritos Rock para produtores divulgarem suas vagas e artistas se inscreverem.

Local: Praça da Estação (entre av. 5 x rua 18)

Programação

16h – Discotecagem Grito Rock

17h – Especial Rap Session: DJ Viola + A GANG | Original Squad | Maestro do Caos

18h – Que Miras Chicón

19h – Living Flame

20h – Over

21h – Soul Keeper

22h – Muqueta Na Oreia

23h – Jazahu