Edital de Artes Visuais no #ExpoGrito João Pessoa está aberto

O Coletivo Mundo abre inscrições para a campanha #ExpoGrito a ser realizada durante o Grito Rock João Pessoa 2016 que acontece de 11 a 13 de fevereiro.  A campanha é voltada para a realização de exposições/intervenções visuais e urbanas e traz a proposta de estímulo, formação, produção e circulação de ações voltadas para a área. A ideia é que o maior festival integrado do mundo, potente com as conexões no campo da música, seja também uma plataforma para os artistas das artes visuais.

As inscrições se darão de 18 a 24 de janeiro. O resultado será divulgado em 27 de janeiro no site do Grito Rock e na página do Grito Rock João Pessoa no Facebook.

Como será a programação do Expo.Grito João Pessoa 2016?

O Grito Rock João Pessoa realiza esta chamada pública para receber ideias e propostas livres na área das Artes Visuais e Urbanas.  Podem se inscrever artistas plásticos e visuais, fotógrafos, designers e afins que desejam expor seus trabalhos ou realizar intervenções.

photo_2016-01-18_17-28-44

A programação de Artes Visuais do Grito Rock está prevista para acontecer entre os dias 11 e 13 de fevereiro (podendo ser estendida caso haja interesse por parte das pessoas selecionadas) no Centro Cultural Espaço Mundo, com intervenções livres na Praça Anthenor Navarro e espaços públicos no seu entorno. Espera-se um público de 8000 pessoas nos 3 dias do festival, que é completamente gratuito.

Quem pode se inscrever? Que tipos de propostas podem ser feitas?

Qualquer pessoa, grupos ou coletivos que tenha algum trabalho na área de artes visuais e que achem interessante apresentar seu projeto no Grito Rock podem realizar a inscrição. Propostas de exposições, intervenções, interações, experimentações, performances, entre tantas outras possibilidades de expressão através das artes visuais serão aceitas. A programação de Artes Visuais do Grito Rock João Pessoa não tem tema fechado e baseia-se no conceito de arte livre.

photo_2016-01-18_17-28-45As propostas precisam ser bem detalhadas, discriminando todas as etapas no formulário de inscrição, quais os meios para viabilização da atividade e se já possui a estrutura necessária.

Sua Parte

  1. a) No caso de montagem de exposição, é de responsabilidade da pessoa selecionada entregar (pessoalmente ou por correios) as obras no Centro Cultural Espaço Mundo até o dia 09 de fevereiro de 2015, impreterivelmente;
  2. b) Enviar, juntamente com a obra, o material necessário para a montagem da exposição (detalhados no ato da inscrição), juntamente com plano de montagem da execução do trabalho a ser desenvolvido;
  3. c) Caso tenha interesse em colocar sua obra à venda, sinalize no ato da inscrição;
  4. d) A pessoa participante deverá recolher as obras ou enviar recursos para postagem até o dia 30 de março de 2016. Após esta data, elas serão automaticamente incorporados ao acervo do Coletivo Mundo.

Obs.: O endereço do Centro Cultural Espaço Mundo é Praça Anthenor Navarro, 53, Varadouro (Centro Histórico), CEP 58.010-480, João Pessoa – Paraíba.

Nossa Parte

  1. a) Recepção, manuseio, montagem, desmontagem,  conservação e devolução das obras destinadas à exposição, desde a data de entrega até a data de retirada e/ou o vencimento do prazo para a mesma. O participante poderá acompanhar todas as etapas do processo, se for de seu interesse;
  2. b) Hospedagem, alimentação e traslado local para quem mora fora de João Pessoa, caso haja o interesse em participar presencialmente da programação do evento;
  3. c) Divulgação da ação proposta em suas redes sociais e assessoria de imprensa;
  4. d) O Grito Rock João Pessoa não dispõe de fundos para o transporte de obras, assim como não disponibiliza prêmio em dinheiro para artistas.

Inscrições e seleção

  1. a) Não há limite de inscrições por proponente;
  2. b) A equipe de curadoria será composta por integrantes da produção colabrativa do Grito e selecionará um número ainda a ser definido de artistas, de acordo com as inscrições propostas e dos espaços disponíveis;
  3. c) As análises das propostas apresentadas serão feitas a partir de critérios como criatividade, composição e técnica aplicada e viabilidade da realização. Dessa forma, é imprescindível incluir links para as imagens das obras, portfólio e/ou referências para melhor avaliação.

Convocação das pessoas selecionadas

As pessoas selecionadas para a campanha serão convocadas  para oficializar sua participação através de e-mail e telefone. A ausência de confirmação no prazo de 2 (dois) dias, contados da data da comunicação, implicará no cancelamento da participação.

Resultado

O resultado deste edital será divulgado no dia 27 de janeiro de 2016, por meio do site do Grito Rock e através da página do Grito Rock João Pessoa no Facebook.

Inscreva-se!

Segue o link do Formulário para inscrição:  http://goo.gl/forms/S0LT3Vd78U.
O prazo para inscrições se encerra em 24 de janeiro!