A cidade de Sertãozinho se prepara para 4ª edição do festival

O Grito Rock é um festival de artes integradas que acontece em mais de 30 países do mundo, abrangendo mais de 400 cidades.

Idealizado pela Rede Fora do Eixo, o festival é considerado o maior evento em rede do mundo, passando de um festival de música para um festival de artes integradas, proporcionando além de atrações culturais, a formação livre de artistas/produtores, intercâmbio, bate papo e cria espaço para bandas autorais. Esse formato de festival possibilita a criação e fortalecimento da micro rede de artistas e produtores, possibilitando assim, meios e arranjos colaborativos para o fortalecimento da cultura local.

Grito Rock Sertãozinho 

Em Sertãozinho (SP), o Grito Rock teve sua primeira edição em 2013 idealizado pelo Coletivo Usiarte, tornando o primeiro festival colaborativo e independente da cidade, possibilitando de imediato a criação da micro rede a artistas e produtores que vem se fortalecendo desde então. As edições posteriores veio fortalecer a marca e consolidar o festival no calendário da cidade, tendo a aceitação total do público atingido, sendo na maioria jovens.

16409651658_fb88099ee0_o

Em 2015 o Grito Rock da um salto importante para a democratização da cultura, pautando a ressignificação de espaços públicos, criando diálogo direto com o poder público a fim de entender a dinâmica e necessidades principalmente da juventude. O resultado criou novos espaços culturais, tais como o Lab Livre, a realização do Grito Rock 2015 no palco principal do carnaval da cidade, além de facilitar as expressões culturais em espaços públicos, como exibição de cinema, batalha de Mc’s, eventos entre outros.
Com isso o Grito Rock marca uma presença importante na cena cultural da cidade de Sertãozinho, criando um momento potencial para o desenvolvimento cultural e social.

Objetivo

Para 2016 o Grito Rock entra na sua 4ª edição, além de contar com mais de 20h, de programação cultural, entre artistas, bate papo e oficinas formativas, traz a tag #Emergências, que tem como proposta pautar as necessidades para o melhor desenvolvimento da cultura, como, a necessidade de capacitação dos artistas e produtores, fortalecimento da micro rede local e a disputa por recursos públicos, estaduais, federais e privados através de editais e lei de incentivo a cultura, além de criar o diálogo direto com o poder público para as possíveis transformações culturais.

12919150014_08bf247178_o

Como principal objetivo o Grito Rock propõe uma programação autoral, utilizando da plataforma do Toque no Brasil, o festival possibilita a circulação de diversas bandas de estilos variados criando o intercâmbio entre artistas melhorando as referências culturais, além de contar com ciclo de oficinas formativas de gestão de carreira, bate papo mobilizando a juventude e poder público, podendo assim os mesmo entender as necessidades de ambos. Para esse ano o Grito Rock Sertãozinho conta com uma programação fantástica, conectando várias regiões como o Juazeiro do Norte (CE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e atração internacional diretamente da Alemanha.

O festival atende em sua maioria a juventude, onde em sua primeira edição teve um público estimado de 500 pessoas alcançando em sua ultima edição aproximadamente 1000 pessoas. Para 2016 o festival espera um público aproximado da edição anterior.

Acompanhe o Grito Rock Sertãozinho nas redes sociais:
facebook.com/gritorocksertaozinho
facebook.com/ColetivoUsiarte

Contato:
André M. Fernandes (16) 99182 7972
[email protected]