Leve a campanha do TransGrite para o seu festival

A campo do TransGrite é uma ação LGBT dentro do Grito Rock, com a proposta de trazer a atitude “rock”, sugerida no próprio título do projeto, impulsiona um importante enfoque incorporado ao festival há pelo menos a quatro anos: o encontro entre o debate sociopolítico, o entretenimento e as artes.

Com a campanha TransGrite, o espaço para a questão LGBT garante sua permanência no catálogo, indicando aos produtores atividades e intervenções que se desdobram na resignificação dos banheiros sanitários, em cineclubes, espetáculos, rodas de conversa, arte urbana e, claro, numa grande festa temática. Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Vitória da Conquista (BA), Roraima (RR), Manaus (AM), João Pessoa (PB), Cajazeiras (PB) e Fortaleza (CE) são algumas das cidades que já entraram nesse circuito.

Nas edições anteriores, a janela LGBT aberta na plataforma do Grito aparecia sob o outro nome, o ‘Grito Gay’. Mas, a partir da maturação dos conceitos e do entendimento das demandas reais da comunidade, a troca surgiu para expandir os horizontes de visibilidade para lésbicas, pessoas trans e bissexuais.

20822460962_1b842dc218_o

Confira o cardápio de ações:

▪ Trabalhe com os símbolos, e realize a intervenção “Banheiro Fora do Sexo”

O que inicialmente é justificado por uma preocupação com segurança e higiene, a divisão de banheiros por gênero e sexo reproduz binarismos que não fundamentalmente correspondem à realidade de muita gente. Então porque não inovar e resignificar conceitos a partir do sanitário — um espaço historicamente tensionado por tabus? E, se preferir não radicalizar, há um meio termo, onde o gênero e o sexo nessa classificação dá lugar ao modo quem o banheiro é utilizado. Em pé | Assentado.

▪ O olhar no centro da disputa: cineclube

A exibição de filmes sempre foi uma carta na manga para os produtores que se interessem em nivelar muitas pessoas ao mesmo tempo a respeito de assuntos relacionados à diversidade de gênero ou/e de sexo. Ocupando espaços públicos ou privados, cobertos ou à céu aberto, os presentes na sessão ainda têm a oportunidade de se aprofundarem na discussão de pontos colocados em questão com a presença dos realizadores dos filmes.

▪ Leve a irreverencia da festa Me Gusta!

Em clima de carnaval, nossa dica é incrementar a programação do seu Grito Rock com uma festa temática voltada especialmente para o público LGBT. Em todo o Brasil, eventos do tipo são realizados em clubes ou pontos de encontro eventuais do público LGBT. Em João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE), um evento de destaque é o Me Gusta, produzido pelo Coletivo Mundo e a Casa Fora do Eixo Nordeste. La, além da programação musical com DJ’s, bandas, VJ’s, danças e Drag Queens, a festa também conta com a exibição de um filme ou documentário relacionado à temática de gêneros, seguido por um debate provocado por pesquisadores e estudiosos do assunto. Uma boa ideia, não?

20209296904_a92b2b9619_o

Uma boa dica é levar o clima das festas temáticas, podendo variar entre diversos temas como bloco de Carnaval, festa Brega, noite do Funks entre tantas outras.

Com isso, este espaço torna-se inspiração deste evento que almeja não segregar, mas sim unir o público, não apenas LGBT, mas todos que desejam a celebração da diversidade.

▪ O Cabaré é de todos nós

O Cabaré é uma plataforma de intercâmbio e prima pela integração das artes, propondo a realização de uma programação que valorize a multiplicidade das linguagens cênicas, como circo, dança, teatro e performance. São pequenos esquetes que promovem mobilizações artísticas e favorecem a integração entre os grupos e indivíduos que pautam e produzem as Artes Cênicas. No caso, as peças remeteriam à temática LGBT.

▪ Roda de conversa

Para além do casamento gay e da criminalização da homofobia, existem outros tópicos de debate mantidos à margem da questão LGBT — como é o caso da Transfobia, que referencia à violência sofrida por travestis e transexuais (confundida e contabilizada na maioria das vezes como homofobia) e o Projeto de Lei de Identidade de Gênero, mais conhecida como a lei João Nery. Aproveite os espaços do seu Grito para fomentar o diálogo e avançar cada vez mais na profundidade desses assuntos.

Textos de referência:
▪ Transfobia
▪ Lei João Nery

Realize o TransGrite na sua cidade!
Inscreva-se no formulário aqui!

Mais informações, entre em contato com: [email protected]

http://gritorock.tumblr.com/post/138541929757/campanha-transgrite-2016

Atendimento – Coordenador da campanha:
▪ Dênis Nacif
Skype: denisnacif
Telegram: @denisnacif
Telefone: (85) 3262 5011 | (83) 9 9909 3442
[email protected]

Coordenação Geral de Campanhas:
▪ Irlana Cassini
Skype: irlana.cassini
Telegram: @IrlanaCassini
(31) 2510-8830 | (31) 9 9923-1848
[email protected]

Coordenação de Comunicação:
▪ Dênis Nacif
Skype: denisnacif
Telegram: @denisnacif
Telefone: (85) 3262 5011 | (83) 99909 3442
[email protected]