Grito Rock Roraima: Multiculturalidades e conexão latina

Desde 2008, o Grito Rock que vai para a 9ª edição traz uma grande estrutura e uma cobertura colaborativa bem forte. Em 2011, a produção resolveu se aventurar pelo interior do estado, desbravando 10 os 15 maiores municípios do estado.

A localização geográfica ajudou para que artistas de diversas localidades participassem das edições do Grito nas cidades do interior, formando um circuito bastante interessante para a troca de conhecimento e cultura. A cidade de Bonfim, que é na fronteira com a república da Guiana, teve duas edições do festival com a participação de artistas guianenses.

Para expandir mais ainda os laços com a América Latina, o produtor Manoel Rolla também fez Grito Rock dentro da Venezuela, com apoio de parceiros locais. O Grito Rock Santa Elena de Uairén, cidade fronteira com o Brasil que recebe a 3ª edição do GR esse ano e o grito Rock Ciudad Bolívar, ás margens do Rio Orinoco, foram destaque da parceria com los hermanos venezuelanos.

A novidade desse ano é a cidade de Mucajaí, localizada a 50km de Boa Vista, que recebe a 1ª edição do evento. Campeonato de skate, exibição de filmes, intervenção do coletivo de Hip Hop, Maku-X, e vários shows estão nos planos para a cidade. Além disso, 2016 também tem a 5ª edição do Grito Rock Tepequem, que leva na programação shows diversos, intervenções artísticas variadas, além de oficinas e bate papos e 6ª edição do Grito Pacaraima, cidade fronteira com a Venezuela.

O empoderamento dos parceiros venezuelanos está ocorrendo e cada vez mais as parcerias aumentam. Filmes, bate papos, hip hop e apresentações diversas, compõem a programação. A novidade desse ano é o Grito Rock Caracas, com a produção do Coletivo Tiuna El Fuerte e Canoa Cultural, além de outros parceiros, realizar um grande evento na capital venezuelana. Com ocupações artísticas variadas, e ainda proporcionado uma mini turnê para as bandas brasileiras e colombianas que se apresentarão, o intuito dessa edição é fortalecer os vínculos e aumentar as ações em conjunto.

A maior e mais esperada edição do Grito Rock Roraima acontece em dois dias na capital Boa Vista, que terá Grito Ao Vivo. A região ao norte do Brasil integra um verdadeiro circuito Grito Rock, forte na campanha Grito Rotas e Hospeda Cultura, com turnês latinas, trocas culturais fortes com os países.

Confira as datas:

24 e 25/03 – Santa Elena de Uairén (Venezuela)
26/03 – Pacaraima
22 e 23/04 – Boa Vista
30/04 – Caracas (Venezuela)